Tratamentos Clínicos:

Pintas são uma coleção das células que produzem o pigmento melanina, chamadas de melanócitos. Elas podem aparecer tanto na camada mais superficial da pele, a epiderme, quanto na segunda camada, a derme, ou em ambas.


É importante você entender, que a maioria das pintas, dos sinais e das manchas na pele, são benignas, mas é necessário ter atenção e acompanhar se houver alguma mudança em seu formato, coloração e tamanho. Caso se note alguma alteração, é imprescindível buscar a ajuda especializada de uma dermatologista. Se houver história família de câncer de pele do tipo melanoma, esse cuidado deve ser redobrado.

As verrugas são lesões da pele causadas pelo vírus papilomavírus humano (HPV).

O tratamento das verrugas consiste na sua destruição, que pode ser feita através de procedimentos cirúrgicos (eletrocoagulação e raspagem), pela cauterização química das lesões (uso de substâncias cáusticas sobre as lesões), pela criocirurgia (destruição das lesões por congelamento com nitrogênio líquido) ou pelo uso local de substâncias conhecidas como imunomoduladores.


É uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele. As lesões formam-se devido à diminuição ou ausência de melanócitos (as células responsáveis pela formação da melanina, pigmento que dá cor à pele) nos locais afetados.


O vitiligo não tem cura, no entanto, existem várias formas de tratamento que ajudam a reduzir a inflamação do local e estimular a repigmentação das regiões afetadas, como imunossupressores, corticoides ou fototerapia, por exemplo, orientados durante a consulta.


É uma doença de pele que ocorre quando as glândulas secretoras de sebo (glândulas sebáceas) tornam-se inflamadas ou infectadas, provocando cravos, espinhas, cistos, deixando cicatrizes. A acne normalmente aparece na puberdade induzida pelo início da produção de hormônios femininos (estrógenos) e masculinos (andrógenos), mas pode surgir mais tardiamente em mulheres, conhecida então como acne da mulher adulta.


Os tratamentos médicos incluem medicamentos tópicos e orais, mudanças de hábitos alimentares e na rotina de cuidados com a pele.


É uma doença crônica da pele, não contagiosa, caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas.


Cada tipo e gravidade de psoríase podem responder melhor a um tipo diferente de tratamento (ou a uma combinação de terapias). O que funciona bem para um paciente, não necessariamente funcionará para o outro, ou seja, o tratamento deve ser individualizado.


A rosácea é uma condição dermatológica caracterizada por uma inflamação crônica da pele do rosto, mas que pode aparecer no queixo, nas bochechas, no nariz e na testa.


O tratamento pode ser tópico (local), ou sistêmico (via oral), ou cirúrgico utilizando laser, a eletrocirurgia e a dermoabrasão. O fundamental, porém, é evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da rosácea.


São infecções provocadas pelo crescimento excessivo de fungos e que podem afetar a pele, o couro cabeludo, as unhas e áreas mais úmidas do corpo.


O tratamento vai depender do tipo de micose e deve ser determinado por um médico dermatologista. Podem ser usadas medicações locais sob a forma de cremes, loções e esmaltes ou medicações via oral, dependendo da intensidade do quadro.


As manchas senis ou solares, como o nome já indica, são consequência da ação dos raios de sol e do fotoenvelhecimento, além de estarem relacionadas a fatores genéticos. Elas podem ser escuras, claras ou arroxeadas e, normalmente ficam no rosto, mãos e braços.

Existem diversas opções terapêuticas para esta condição, desde o nitrogênio líquido (crioterapia, cada vez menos utilizada pelo potencial de deixar manchas cicatriciais) a tratamentos mais modernos, como peeling, lasers e luz intensa pulsada, que são eficazes e – sobretudo – bastante seguros.



É uma condição que provoca suor excessivo, na qual os pacientes podem transpirar muito até mesmo em repouso. A sudorese é uma condição normal do nosso corpo e ajuda a manter a temperatura.


Entre os principais tratamentos, temos: antitranspirantes especiais, medicamentos de uso tópico e oral e até mesmo a injeção de toxina botulínica.


É uma lesão dermatológica causada pelo vírus herpes simples (HSV) do tipo 1 ou do tipo 2. O paciente tem contato com o vírus, causando a primeira infecção. O vírus fica latente nos gânglios sensoriais e podem ser reativados, originando infecções recorrentes.

O diagnóstico é clínico e o tratamento ideal deve ser avaliado na consulta dermatológica.


As doenças do couro cabeludo são mais comuns do que imaginamos, mas às vezes pode ser difícil identificar as causas e os sintomas de cada problema.

Entre as principais, podemos citar: Alopecia areata, Alopecia androgenética, Dermatite Seborreica, Psoríase, Foliculite queloidiana, Pitiríase, Eflúvio telógeno.

Para qualquer uma delas, é importante marcar uma consulta para avaliarmos seu caso de forma individual.


O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos.

Após realizarmos o diagnóstico, o tratamento inicial de câncer de pele consiste na retirada cirúrgica da lesão e do tecido ao redor. Quimioterapia ou radioterapia são recursos terapêuticos utilizados nos casos mais graves.

O tipo de tumor e seu tamanho no momento do diagnóstico são fundamentais para determinar o tratamento e o prognóstico.



A alergia na pele é uma reação inflamatória que pode manifestar-se em diferentes regiões como mãos, pés, face, braços, axilas, pescoço, pernas, costas ou barriga, causando sintomas como vermelhidão, coceira e bolinhas brancas ou avermelhadas na pele.

O tratamento para alergia pode ser feito por intervenção clínica conforme o quadro.


As doenças das unhas podem ser adquiridas, associadas a doenças internas, associadas a tumores e associadas a medicações. As adquiridas incluem infecções fúngicas (micoses), bacterianas ou virais e traumatismos (unhas encravadas, hematomas).

Se você sentir qualquer tipo de alteração na saúde das suas unhas, é de extrema importância procurar um médico dermatologista.


Nos acompanhe nas redes sociais.

Módulo Cambui - R. Santo Antônio, 191 - Cambuí, Campinas - SP, 13024-440

Copyright © 2023 - Todos os direitos reservados.